O CBD é, sem dúvidas, o componente mais conhecido da cannabis. Esta substância que regula algumas funções cerebrais, fazendo alguns sistemas funcionarem melhor sem causar uma sensação de euforia e, juntamente com o THC, que tem propriedades analgésicas, promovem aos usuários diferentes benefícios para a saúde.
Continue a leitura e confira 5 benefícios que o uso medicinal da cannabis pode trazer para a saúde.
1 – Alívio na ansiedade social e nos transtornos de estresse pós-traumático
De acordo com os autores de uma publicação na Clinical Psychology Review (literatura científica que investiga o uso de cannabis para tratar sintomas de doenças mental), foram encontradas algumas evidências que apoiam o uso de cannabis para aliviar a depressão e os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático. A pesquisa indica que a terapia canabinoide pode aliviar os sintomas de ansiedade social, entretanto, eles alertam que a maconha não é um tratamento apropriado para algumas outras condições de saúde mental, como transtorno bipolar e psicose, necessitando de estudos mais robustos para tal.
2 – Mal de Alzheimer
A doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer é uma doença progressiva e incapacitante que afeta o cérebro. Ela ocorre com maior frequência após os 65 anos e é uma forma de demência que compromete a memória, compreensão, pensamento e comportamento. Portanto, leva a uma piora progressiva da qualidade de vida.
3 – Autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode afetar diretamente o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças. O canabidiol atua nos principais sintomas como o controle da ansiedade e agitação, mantendo os pacientes mais alertas e com menos hiperatividade. Além disso, atua também no controle do sono.
4 – Parkinson
A doença de Parkinson ou Mal de Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva que também atinge o sistema nervoso central. Nesse caso, o canabidiol ajuda na melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
5 – Dor Crônica
A dor crônica é uma das principais doenças tratadas com canabidiol por conta de seus efeitos analgésicos, ajudando assim a aliviar a dor. Sendo assim, tem efeitos positivos no tratamento dos sintomas de doenças que levam à dor crônica. Além disso, é muito eficaz no alívio da dor relacionada a distúrbios nervosos.
6 – Epilepsia
A epilepsia é uma condição neurológica que afeta o sistema nervoso central e, principalmente, os neurônios. A doença se manifesta por meio de convulsões e até perda da consciência. Assim, o canabidiol é eficaz para reduzir as convulsões e aumentar a qualidade de vida, ajuda a proteger os neurônios dos danos causados durante os ataques e regula o excesso de atividade cerebral, além de reduzir a inflamação do cérebro.
Quais doenças podem ser tratadas com o canabidiol no Brasil?
No Brasil o canabidiol é legalizado e pode ser encontrado em farmácias e drogarias. Em 2019, a Anvisa aprovou a regulamentação de produtos à base de cannabis, mas, para isso, é necessário apresentar uma prescrição médica.
A Anvisa não especifica quais doenças podem ser tratadas com canabidiol, pois isso fica a critério do médico. No entanto, a agência só libera a compra dos produtos quando há a prescrição médica, indicando que outras medidas já foram tomadas e não surtiram efeito.
Por isso, é preciso uma receita de controle especial, que fica retida na farmácia, do tipo A (amarela) ou tipo B (azul). Além disso, quando o paciente for importar o produto, é preciso solicitar uma autorização especial da agência.